Poder(osa) da Música


Adoro música e a sua presença é tão importante na minha vida que com toda a certeza não me imagino a viver sem ela. Aliás, penso que nenhum de nós o conseguiria. Seja de que forma for, a música está sempre presente em cada um nós. Até hoje, não conheci ninguém que não gostasse de música e duvido que venha a conhecer alguém com essa característica. Assim sendo, achei importante reflectir sobre os poderes e a influência que a música pode exercer sobre nós e não só.
A música é um meio tão poderoso que tem efeitos bastante profundos (negativa e positivamente) em todos os seres vivos. E repito: seres vivos!
A melodia, o som, o ritmo, tão diversificados e de diferentes géneros musicais conseguem penetrar profundamente nos nossos ouvidos e tão intimamente na nossa alma, que provocam o eco intensivo em todo o nosso Ser, seja qual for o estilo musical, sejam quais forem os instrumentos utilizados para produzir um som, e não é só de agora, é desde sempre.
Conhecida mundialmente, a música é tão abrangente que pode ser um meio de comunicação, de expressão, de libertação, de relaxamento, de reflexão, de crescimento, invadindo espaços e tempos, corpo e alma.
Fiz uma pequena pesquisa relativamente ao Poder da Música e eis o que encontrei:

Falar no "poder da música" não é nenhuma novidade, mas poucas pessoas sabem realmente do que música é capaz. Além de divertir, relaxar, acalmar, excitar e até mesmo educar e curar, os efeitos da música sobre o ser humano são incríveis. Aliás, não só em seres humanos, mas (...) experiências com plantas e animais, também mostraram resultados espantosos, como alterações no crescimento, desenvolvimento e comportamento dos mesmos.
(...) A música afecta todas as partes do corpo. O som age directamente sobre o organismo, sendo absorvido pelas células e órgãos e indirectamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.
O organismo vai reagir de acordo com a origem das vibrações e características do som. Assim, a música vai actuar no corpo e despertar emoções, podendo aumentar ou equilibrar o metabolismo, aumentar ou diminuir a energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir a sua regularidade, causar mudanças no volume, pulsação e pressão do sangue, interferir na receptividade sensorial, minimizar os efeitos da fadiga, acalmar ou levar à excitação. (...) age nas secreções, na digestão e nas redes neurológicas. (...)
E isto não é tudo, (...) existe muito mais a ser descoberto sobre a música (...)"


Fonte:
http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1158
6 Responses
  1. Sandytah Says:

    Ao falares de musika lembrei da nossa noite de ontem...sem duvida uma noite para "lunaticos"! adorei!
    A musica na minha vida desempenha um importante papel, em todos os meus estados de espirito preciso da musica! é tao bom acordar ao som de uma boa musica, parece que acordas logo com um sorriso nos labios! e quando essa musica tem o poder de nos levar para longe daqui, para nos fazer dançar, para tudo!

    hehehe

    viva a musica! que tenhamos sempre musica no coração!


  2. Li Says:

    É verdade, a música tem um poder sobre nós que nem nós próprios temos noção. A música interfere nas nossas emoções, nos nossos sentimentos, em tudo. A música tem a capacidade de nos pôr mais felizes ou mais infelizes...
    Há uma relação de amor entre a música e a nossa essência, pois esta tem a capacidade de "penetrar profundamente nos nossos ouvidos e tão intimamente na nossa alma, que provoca o eco intensivo em todo o nosso Ser".


  3. Li Says:

    Certamente a música que estáva a ouvir quando li o teu post, influenciou toda a minha leitura, toda a minha interpretação do teu texto. É isso que a música faz... Transforma-nos :)


  4. Li Says:

    É engraçado pois estive agora num ensaio em que eu mais umas pessoas estávamos a cantar e reparei no quanto a música aproxima as pessoas e nos muda. Antes de começármos, estavámos todos cansados, moles e alguns até mal dispostos, mas quando começámos a cantar o cansaço morreu, ficámos cada vez mais próximos uns dos outros e cheios de carinho uns pelos outros.

    Naquele momento lembrei-me deste post. A música é maravilhosa mesmo...


  5. Eli Says:

    Hera querida!
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e agradecer pelo carinho. Seu blog também é muito interessante! Será sempre bem-vinda.
    com carinho

    Eliane de Carvalho


  6. Adão Says:

    Eu também adoro música. E se pudesse teria sempre uma banda sonora como nos filmes, consoante os momentos de humor ou de tristeza.
    Nunca nos podemos esquecer, que a música é uma arte e como tal, tem de ser vivida, apreciada e não podemos cair no erro de querer reduzi-la a um qualquer tipo, género, grupo ou outras tantas catalogações possíveis e imaginárias. È nesses moldes, que gosto de música. Não tenho género favorito, nem grupo, nem preconceitos. Gosto de fechar os olhos, e ouvir a mesma música vezes sem fim, para perceber o que ela me provoca. Se me ficar indiferente, é porque não resulta comigo. Seja ela clássica, pop, rock ou jazz. Portanto, aquilo que me faz vibrar, são melodias que me abrem a mente. Que me fazem querer escrever, sonhar, musicar, amar e outros tantos verbos descritivos.
    Assim, vou tendo músicas que me povoam os sentimentos. Que me transmitem vibrações, ora boas, ora más, ora quentes, ora frias, e por aí adiante. A música faz de mim, o que sou. E não devemos ser intransigentes com os gostos musicais dos outros, porque talvez o nosso maior problema… é que não somos capazes de frui-la na sua plenitude.