Quanto vale uma amizade?



Se uma amizade vale tanto quanto a quantidade de momentos que passamos com a pessoa à qual a nossa relação tem esse nome, eu não lhe chamaria isso, mas antes, talvez, uma construção temporal com alguém. Quando definimos pessoas com quem queremos passar momentos diários, com quem queremos estar, falar, reflectir, chorar, sorrir, abraçar, discutir, (...) é tanta a complementaridade existente que penso que, só por isso, a pessoa deve ser "especial". Não falo de amizade, quando digo bom dia ou bom tarde a alguém, não falo de amizade quando falo com alguém diariamente (ou quase) na Internet acerca de assuntos do dia-a-dia, de acontecimentos sociais e de tudo, menos de mim, menos dessa pessoa. Amizade, é tão mais do que isso, que andamos tão distantes dela e pensamos estar tão perto.. É comum nomear-se ou acrescentar-se um "melhor" antes de um amigo ou de uma amiga, apenas e só, porque nalgum momento mais, ou menos feliz, esse tal, esteve presente pessoal ou virtualmente. Noutro cenário, o mesmo acontece, apenas e só, porque parece que se dão lindamente, não se chateiam e, aparentemente, de forma "insubstituível" parecem compreender-se especial e mutuamente.
O que é que separa o "melhor" de um apenas e só "amigo(a)?
Qual é a hierarquia (se é que a há) da amizade?
Intimamente, a amizade que se vai construindo, necessita (tal como tudo na vida) de ser alimentada de respeito, de confiança, de carinho, de compreensão, de solidariedade, de vontade e de muitos outros "ingredientes" para a poder manter e fazer sentir... e sem qualquer nível hierárquico, uma amizade deve ter sempre esse valor. Afinal, com todos estes "ingredientes" quanto vale uma amizade?
8 Responses
  1. Li Says:

    Bem… que post…. Não consegui ficar indiferente ao que escreveste…

    A amizade é algo muito complicado, penso que consegue ser até mesmo mais complicada que a paixão, e por isso cada um de nós tem a sua concepção deste conceito. Não há uma nem muitas definições para a amizade… sente-se e pronto. Acho que não vale a pena racionalizá-la excessivamente.

    A amizade é uma entrega a outra pessoa, é preocupar-nos verdadeiramente com essa pessoa, querermos estar com ela, sentirmo-nos bem com ela, gostarmos da pessoa, querermos partilhar a nossa vida, as coisas mais íntimas, os grandes e pequenos acontecimentos com essa pessoa. É uma partilha de nós mesmos e o outro. Assim, necessita, tal como disseste, “(…) de respeito, de confiança, de carinho, de compreensão, de solidariedade, de vontade e de muitos outros "ingredientes" para a poder manter e fazer sentir”. Não é uma pessoa com quem tenhamos de estar sempre de acordo, não é uma pessoa que tenha de nos compreender sempre, não é uma pessoa com quem simplesmente nos demos bem e com quem gostemos de estar. A amizade é muito mais… muito mais. Aliás, o “não se chateiam” nem sempre é um bom sinal… quando não nos chateamos nunca com uma pessoa então é possível que algo esteja errado, penso.

    A amizade não é algo ligeiro. Não podemos chamar Amigo a qualquer pessoa e muito menos “melhor amigo” (se definirmos uma hierarquia nas nossas amizades).

    “O que é que separa o "melhor" de um apenas e só "amigo(a)?
    Qual é a hierarquia (se é que a há) da amizade?
    Com todos estes "ingredientes" quanto vale uma amizade?”

    Estas são questões muito pertinentes, mas que não têm uma resposta certa. Há anos que procuro essas respostas e outras, mas neste campo é tudo demasiado ambíguo, complicado e subjectivo.

    Para mim a amizade vale muito, aliás é mesmo das coisas que mais importância tem para mim. E acho que não devemos subestimar o valor dela, pois há muitos que não sabem o que é e que andam enganados quanto ao seu significado fantástico.

    A tua questão “O que é que separa o "melhor" de um apenas e só "amigo(a)?” é pertinente e dava para um bom “debate” de ideias. Por muito que queiramos acreditar que na amizade não existe hierarquias, que um amigo é um amigo e que se tem o privilégio de ser chamado como tal então tem tanto valor como outro que consideramos igualmente amigo, mesmo assim dificilmente encontrarás alguém que dê o mesmo valor a todos os amigos que tem. Têm todos valor, são todos importantes, devemos fazer o mesmo por todos, devemos entregar-nos a todos (isto se tivermos em atenção que amigo é algo raro e que nem toda a gente é nossa amiga. Amigos a sério eu gosto de contá-los pelos dedos porque não o quero chamar a qualquer um).

    Mas o que diferencia então um amigo de um melhor amigo? Eu vejo um melhor amigo como aquela pessoa que mais se partilha connosco, que mais verdadeira é connosco, que mais deixa as suas coisas e a si mesma por nós e por quem temos igualmente desejo de fazer o mesmo. É aquela pessoa que aconteça o que acontecer está do teu lado e que se não concordar contigo, pode discutir e dar-te na cabeça mas continua ao teu lado. É um compromisso de amizade diferente… sim esta palavra é adequada penso eu. É como um compromisso. Claro que isso existe em todas as amizades, mas… Acho que este tema dava para uma boa e interessante discussão… e podemos fazê-lo um dia ;)


  2. Li Says:

    Ih, só agora é que me apercebi que te fiz um testamento tão grande anteriormente lol.

    Sim, concordo com o teu comentário no meu blogue. Amigo não é só aquele com quem convivemos diariamente e aquele que conhece os acontecimentos do dia-a-dia que nos vão surgindo. Não é só aquele com quem damos umas valentas gargalhadas pela manhã e com quem estamos porque algo como o trabalho ou os estudos nos interliga.

    O facto de não haver convívio diário não pode fazer com que uma relação de amizade (verdadeira) termine, porque senão é porque nunca existiu, muito provavelmente. E se a amizade termina por simples discussões ou zangas futéis, então muito menos poderia ter sido apelidada de amizade. Na amizade existe de tudo, carinho mas também zangas, e é preciso aprender a conviver com isso e saber dar a volta a isso. Porque e amizade é isso... não é fácil, mas lutamos porque vale a pena. Não existe orgulhos, não existe competição...existe amizade.

    Portanto, "quanto vale uma amizade"? Muito... e a maioria das pessoas sabe o seu verdadeiro significado.


  3. Li Says:

    Agora tenho uma questão para ti:

    Não acreditas que exista uma hierarquia nas amizades? Não acreditas que possa existir um melhor amigo, mesmo considerando nós os outros amigos como AMIGOS verdadeiros?


  4. Li Says:

    Teste, teste... Não consigo colocar comentários!


  5. Li Says:

    Bem, não consigo colocar o meu comentário na tua caixa de comentários... Vou responder-te na caixa de comentários do meu blogue. lol.


  6. Li Says:

    Agora pergunto se será que a antiguidade deve ser um posto na amizade? Eu acho que não… Estou há quase 6 anos a tentar convencer-me de que ela já não é a minha melhor amiga, que não deveria chorar por causa dela… Se reparares no meu blogue, verás que até há pouco tempo eu muito me lamuriava por causa deste assunto, por causa dela. Mas isto não é amizade, quanto mais a melhor? Mas já passou! Finalmente… Agora já consigo aceitar melhor o que nós temos. Temos uma relação de amizade, mas não é a minha melhor amiga.

    Melhor amigo é aquilo que eu disse anteriormente e muito mais. Então acho que melhor amigo é aquele que desempenha realmente esse papel e tem esse mesmo sentimento. Não é uma questão de temporalidade, é uma questão de sentimento, de sinceridade, de entrega mútua, etc.

    Eu percebo o que queres dizer… Eu por exemplo nunca pensei voltar a chamar melhor amiga a alguém e disse-o muitas vezes: “Nunca, nunca mais!”. Não me queria magoar, a minha relação com a minha amiga tinha subido mt a fasquia, e eu própria não conseguia sentir esse sentimento por ninguém mesmo que quisesse… Mas a vida não é como pensamos e teorizamos, e o coração prega-nos várias surpresas. Eu estava completamente insensível sem sentir sequer que pudesse ter uma grande e verdadeira amizade com alguém, até ao ponto de começar a pensar que a amizade não existia e era um grande mito que eu tanto almejava mas que não existia… E de repente surgiu alguém. E com essa pessoa eu sinto esse sentimento, e preenche os “requisitos” de amizade como eu a desenhava, que sente e dá por mim o mesmo que eu. O tempo é uma pequena questão. A amizade constrói-se no tempo, vai fortalecendo e criando bases aos poucos… mas tem de partir de algum ponto. Tu deves achar muito estranho… eu também acharia… mas nestas questões nada é linear…acontece. E sabes que mais… eu acho fantástico que seja possível.

    Portanto… na amizade existem hierarquias que dependem da intensidade e nada deve poder abalar uma amizade. Seja ela qual for, porque a partir do momento em que chamamos amigo a alguém, então essa pessoa já não é uma qualquer pessoa e temos de trabalhar para que nada destrua isso, se lhe dermos o real valor.


  7. Li Says:

    Vou fazer-te outro testamento, tenho quase a certeza… lool. Desculpa! Mas gosto destas coisas :P Então cá vou começar:

    Sim, eu compreendo o que dizes. E concordo mesmo… tens uma opinião que eu sempre tive, mas que tem vindo a alterar-se ligeiramente.
    Tens uma grande amiga, a tua melhor amiga desde os 3 anos, e não há ninguém que possa ocupar esse lugar. Eu acho isso lindo e acho que vocês sabem realmente perseverar uma amizade como ela é. Nada deve derrubar uma grande amizade. Mas agora vou dar-te o meu exemplo, até porque este sempre foi um assunto muito sensível para mim. Sempre tive uma amiga que era como minha irmã, era a minha melhor amiga e a amiga mais intensa desde os meus 9/10 anos. Éramos inseparáveis e era uma amizade em um simples olhar denunciava tudo aquilo que pensávamos e queríamos dizer. Era uma cumplicidade diferente de tudo… Nada nos afastava, nada! Nem mesmo as imensas, imensas discussões que tínhamos. Aos 15 anos eu mudei de escola e continuámos as melhores amigas, mas ela cada vez se afastava mais. Eu queria estar com ela, telefonava, combinava saídas e encontros, estava com ela quando ela precisava de mim, mandava msgs e nunca quis perder o contacto. Mas só mantemos contacto por causa da minha iniciativa… e só à 4ª tentativa para aí porque antes disso há-de ter inúmeras desculpas para que não falemos nem nos vejamos. Eu sei que ela me adora e eu a álea, mas já não sei o que se passa na vida dela, ela não sabe o que se passa comigo, nem coisas boas nem coisas más. Não estamos presentes quando é preciso. Ela não quer saber de nada, ela não me procura, nada… Mas diz: “és a minha melhor amiga” (ou dizia…). Somos desconhecidas que de vez enquanto, umas quantas e poucas vezes por ano , se encontram um pouquinho… (cont.)


  8. Sara Says:

    Somos almas gémeas nesta amizade que sempre nos definiu. Viveremos para sempre na memória uma da outra, com vivências nunca vividas por outros. É isso que nos torna a Sara e a Claudia. De sempre, para sempre :) Lindo texto <3